• Av. Alcindo Cacela, 1277 - Umarizal
  • +55 (91) 3205-1600
  • Atendimento: Segunda a Sexta - 08h00 às 17h00

CRO-PA realiza I Encontro de Formadores de ASB e TSB do Pará

CRO-PA realiza I Encontro de Formadores de ASB e TSB do Pará

A Comissão de Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal (CATSB) do CRO-PA também realizou, no dia 2 de dezembro, na Famaz, o I Encontro de Formadores de ASB e TSB do Pará, com o objetivo de debater a Lei 11.889/2008, que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), especificamente no que tange às exigências para a formação e certificação da categoria.


O encontro foi coordenado pela cirurgiã-dentista Débora Cardoso e contou com a presença do presidente do CRO-PA, Roberto Pires; da presidente da CATSB, Socorro Moraes; e dos representantes das escolas de formação de TSB e ASB Lusiane Borges, da Biológica de São Paulo; Maria Aparecida dos Santos, da Mr. Educacional, de Minas Gerais; Erick Pedreira e Rodolfo de Araújo, da Esamaz; Leila Hanna e Priscila Carvalho da escola do Hospital de Aeronáutica de Belém (Habe); e Fábio Silva, Sidney de Oliveira Júnior, Jafra Furtado, Sheila Oliveira. Eleonora Alves, do Norte Centro Educacional.


A abertura do encontro foi feita por Roberto Pires, que enfatizou a necessidade de as escolas estarem no interior no Estado para a formação dos profissionais auxiliares, pois a fiscalização do CRO-PA tem encontrado muitos TSBs e ASBs trabalhando sem formação e sem registro no Conselho. No entanto, ele reconhece as dificuldades que as instituições têm para levar os cursos até os municípios do interior, assim como a dos profissionais virem até a capital para fazer o curso.


Em seguida, para subsidiar o debate, Socorro Moraes, fez a leitura da ata da reunião de formadores que havia sido realizada no Rio Janeiro. Um dos pontos polêmicos é a discussão que existe sobre a proposta de cursos à distância para a formação de TSBs e ASBs, já que há preocupação com a inexistência da parte prática desse tipo de formação.


No encontro, um representante de cada escola participante também teve a oportunidade de apresentar as atividades desenvolvidas por sua instituição, assim como trocar experiências com os demais representantes de escolas.


Será elaborada uma ata sobre esse encontro e novas reuniões serão realizadas para dar prosseguimento ao debate.

Texto e fotos: Robrta Vilanova/Ascom/CRO-PA

Assine Nossa Newsletter

Receba nossos Informativos Semanalmente